sexta-feira, 31 de julho de 2015

Filmes | Atonement

Fazendo uma interrupção à lista de filmes do Christopher Nolan, trago-vos um dos meus filmes preferidos de sempre, com os lindos James McAvoy e Keira Knightley, realizado por Joe Wright (o mesmo realizador de Pride and Prejudice): Atonement ou, em português, Expiação. É um filme de 2007 e foi indicado a vários Oscars da Academia (incluindo o de melhor filme), tendo sido premiado com o de melhor trilha sonora. 


O filme passa-se nos anos anteriores à Segunda Guerra Mundial e este é inclusive um dos temas retratados mais à frente no mesmo. A trama gira em torno de Briony Tallis, uma menina de 13 anos que decide criar uma peça em homenagem ao seu irmão, prestes a chegar de viagem. Dotada de imaginação, ao assistir a um momento retirado do contexto entre a sua irmã Cecília e Robbie, o filho da governanta, Briony faz algo que jamais poderá ser redimido, condenando a relação dos dois jovens para sempre. 


Apesar de parecer, à primeira vista, outro filme cliché onde um amor se torna impossível devido à diferença entre classes sociais, Atonement é um balde de água fria, levando-nos a refletir sobre o facto de nem tudo ser o que parece e sobre o quão drástica uma simples compreensão errada das coisas se pode tornar. 

Com um enredo muito bem pensado a culminar num final de deixar qualquer um de queixo no chão, Atonement é, sem dúvida, um filme que aconselho imenso. Já viram?

2 comentários:

  1. Nunca tinha sequer ouvido falar, mas parece ser SUPER interessante! Vou já pôr na minha lista.

    R: Eu andei a adiar ver o "The Judge" porque não tinha grandes expectativas, mas enganei-me e até gostei bastante do filme.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa, mas também nunca tinha ouvido falar dele

    ResponderExcluir

Seguidores

About me

Blog Archive