sexta-feira, 10 de julho de 2015

Filmes | Memento

"Meu. Deus." são as primeiras palavras que me ocorrem, não fosse o realizador deste filme o grande Christopher Nolan. Deixo-vos a sinopse e um breve comentário:

"Leonard é um investigador de seguros, com a memória perturbada devido a um traumatismo por ter intervido aquando do assassinato da sua mulher. A vida de Leonard alterou-se completamente e hoje vive apenas perseguindo a vingança: encontrar e castigar o homem que matou a sua mulher. A dificuldade de encontrar o assassino vem do facto de Leonard sofrer de uma rara e incurável perda de memória. Embora consiga lembrar-se de momentos antes do acidente, Leonard não consegue lembrar-se dos últimos 15 minutos... Onde está... Onde vai... E porquê... Para manter algumas recordações, Leonard anota os acontecimentos importantes de sua vida em pedaços de papel e chega mesmo a tatuar algumas frases e nomes no seu próprio corpo."


Memento é um filme que, sendo sincera, ainda não entendi por completo, até hoje. Em pouco menos de 2 horas, trocou-me as voltas todas e cheguei ao fim a achar-me a pessoa mais ignorante que já pisou o planeta. (Garanto-vos que se o virem, ficarão com a sensação de que são as pessoas mais burras à face da Terra.) Não é um filme fácil, de todo, e duvido que a maior parte das pessoas da minha idade fosse adorar vê-lo. É já de 2000, não fala em casais fofinhos, pessoas com cancro, bullying, gravidezes prematuras mas que até correm bem nem nada desse tipo de assunto, com que somos injetados hoje em dia. Mas está classificado com 8,5 no IMDb e isso não é por acaso. Se é um filme que veria vezes sem conta? Não, de longe. Memento é um filme perfeito para se ver uma vez, porque há muitas partes mortas que não seria interessante repetir, ou duas, para, depois de sabermos a história toda, tentarmos perceber o que raio se passa no filme mais confuso já feito. Mas é, sem dúvida, um filme genial, muito bem pensado e que, segundo os cientistas, retrata, como nenhum outro, a amnésia retrógrada. "Vale mesmo a pena?" Sim. 

3 comentários:

  1. vi-o nas aulas de psicologia este ano e fiquei mesmo "WTF?", também não percebi muitas partes mas gostei de vê-lo :)

    ResponderExcluir
  2. r: Aconselho imenso o "The Age of Adaline", tem uma história muito bonita e o pouco de ficção ciêntifica que tem dá-lhe outro toque.. Aconselho também o "Uptown Girls", é um dos meus filmes favoritos.
    Não "conhecia" o Christopher Nolan mas vou fazer uma pesquisa aos seus trabalhos.
    Obrigada por dares a tua opinião, Beijinhos :D

    ResponderExcluir

Seguidores

About me

Blog Archive