sexta-feira, 21 de agosto de 2015

a Candice é demasiado magra... mas agora está é gorda

Houve uma polémica sobre a qual apenas agora tomei conhecimento, mesmo já vindo de 2011. Tem a ver com a Candice e esta foto que lhe tiraram numa sessão fotográfica que promovia a coleção de roupa de praia da marca Victoria's Secret.


Na altura, a Candice já era muito conhecida e, portanto, esta foto foi ouro para os media e para os não simpatizantes com a marca. Choveram noticias e comentários que ofendiam tanto a modelo como a marca por, desta maneira, promover a anorexia e corpos não saudáveis. "Come um hambúrguer", "já vi palitos mais finos", "olha para a Tyra... isso sim é um bom corpo!", "nojento", "horrível", etc foram alguns deles. 

As pessoas são tão rápidas a apontar o dedo, não são? Eu gosto muito da Candice, como modelo e como pessoa (o pouco que conheço de entrevistas, backstage, entre outros) e isso não é segredo nenhum, mas a minha opinião seria a mesma caso se tratasse de outra modelo qualquer. 

Claramente, nesta foto ela está muito abaixo do que é o seu peso ideal, mas ela parece-vos doente? Parece que precisa de ajuda? A mim parece-me uma mulher que gosta do seu corpo e, acima de tudo, uma mulher confiante. Não a vejo a tentar esconder as pernas ou com cara desanimada, está ali na maior.

Ignorando o corpo das pessoas que criticam (porque sempre me disseram que para se criticar, tem que se dar o exemplo, e duvido que todos ali tenham corpos perfeitos), em primeiro lugar, a pose em que ela está não favorece minimamente a grossura das coxas. Tentem fazê-la, se tiverem dúvidas, e confirmem o que acabei de dizer. Depois, no mundo da moda, modelos de topo como ela estão sempre de um lado para o outro. Não param num sítio, têm sempre o que fazer: sessões fotográficas, sessões de autógrafos, desfiles, publicidade. É natural que numa altura de maior ocupação e maior stress, o peso não se mantenha igual. Até eu, quando tenho testes e exames salto uma refeição ou outra, como mais porcarias, não faço exercício. A própria Candice explicou isso, mas hoje, onde há fumo há fogo e as pessoas adooooram fazer um filme e criticar à mínima falha. Nunca nada é natural e inocente, há sempre uma causa horrível por trás de tudo o que acontece e a rapariga não pode simplesmente ter andado stressada, tem que estar doente e a precisar de ajuda. E a Victoria's Secret tinha mais era que a despedir imediatamente para nunca ser associada a um tipo de corpo não saudável. Saudável era só a Tyra, mas que conveniente! Saudável porque tem o tipo de corpo, de entre todas as modelos que já representaram a marca, o mais próximo ao mais fácil de obter: o mais cheiinho. 

É muito importante que as pessoas distingam abaixo do peso de doente.  Eu, toda a minha vida, tive o índice de massa corporal abaixo do 'ideal' e o mais perto que estive de estar doente foi quando fiquei muito preocupada porque, na minha cabeça, tinha que engordar visto que pessoas como estas diziam que o meu corpo era horrível. Garanto-vos que nenhuma das angels é doente, nem a Karlie (a mais alta e magrinha). 


Já no outro dia, quando postou esta foto, foram aos milhares os comentários a chamá-la gorda. Mais uma vez a pose não favorece, mas digam-me, por amor de deus, onde é que ela está gorda? A verdade é que para o mundo, as celebridades nunca estão bem. Ou abaixo de peso, ou acima de peso, hão sempre de criticar. Quanto à Candice, continua com o seu corpão de sempre.

2 comentários:

  1. Mas que texto tão certo! Tens toda a razão
    Conheço muitas pessoas que são muito magrinhas e não porque querem ou porque estão a fazer de tudo por ser assim, mas simplesmente porque são assim e sempre foram assim! Eu tenho um peso que se pode considerar adequado mas muitas vezes, quando me oferecem bolos e assim e eu digo que não quero começam logo: ai estás a fazer dieta? não faças isso, estás muito bem! não precisas de emagrecer mais. Mas que raio?! Porque é que eu não querer um bolo é sinónimo de estar de dieta?
    As pessoas têm muito a mania de querer controlar e opinar a aparência dos outros e então com os famosos, jesus!
    Quanto à Candice, tens muita razão que a primeira foto não a favorece e é normal estar numa fase mais magra mas estou mais incrédula com o acharem que está gorda com a última foto. WTF?? Eu queria era um corpo assim, cheio de curvas mas elegante e saudável. Ela está um mulherão. Não percebo esta sociedade

    ResponderExcluir
  2. desculpa o textão mas adorei o tema eheheh :P

    ResponderExcluir

Seguidores

About me