domingo, 22 de março de 2015

férias aka fim-de-semana

Não acho que seja possível explicar por palavras o quão exausta me encontro neste momento, a nível físico e psicológico. Este último mês foi algo trágico. Se antes do Carnaval já estava completamente aterrada, depois é que foram elas. Desde aí até à semana passada, não parei um segundo. Não fossem os meus professores, as avaliações ficaram todas encavalitadas, umas por cima das outras: teste de português segunda-feira, apresentação oral e questão aula de físico-química na terça, teste de biologia na quarta, questão laboratorial a físico-química e teste prático a biologia na quinta. Na semana a seguir, a mesma coisa com disciplinas diferentes. Não é desculpa, eu sei, mas, como é óbvio, as minhas notas desceram em relação aos primeiros testes. Não consegui estar atenta a matéria nenhuma que demos na última semana. Cheguei ao ponto em que os professores repararam nas olheiras e na falta de atenção. Houve alturas em que me sentei na cama antes de ir dormir, sabendo que tinha cerca de cinco horas de sono pela frente até acordar e começar um novo dia igualmente horrível, em que só me apetecia chorar. Parece que não importa o quanto eu me esforce ou o quanto eu saiba, de facto, a matéria toda, os meus resultados nunca refletem o meu trabalho. Fico frustrada. Nada do que errei no teste de FQ foi relacionado com a matéria. Resumiu-se ao esquecimento de uma casa decimal ao introduzir os dados na calculadora (o que é que adianta ter o raciocínio todo certo numa escolha múltipla?) ou a obter 60º ao subtrair 40º a 90º, mentalmente. Errei um exercício, no teste de matemática, que consistia no desenho de um gráfico. Não fazia ideia de como se fazia, tive mal. Aos que tinham a máquina gráfica nova, bastou introduzir a expressão e tcharam. Fiquei sem um valor e meio e eles tiveram-no dado. Mas os professores querem lá saber. Já me conhecem desde o início do 10º e sabem perfeitamente o tipo de aluna que eu sou, mas dar uma décima para subir a classificação final porque compreendem que temos muita pressão em cima dos ombros e, às vezes, podemos cometer um deslise ou outro? Nem pensar, credo! Que horror!!! Tenho a sensação de que se esquecem que temos disciplinas que exigem estudo bastante intenso (e que a disciplina deles não é a única que frequentamos!), que temos dois exames no final do ano e que a compreensão/ajuda deles pode ajudar a decidir a nossa vida. Que é que lhes interessa? É o que der na média, acabou-se. 

"How's school going?"

Ainda bem que agora tenho duas semanas de férias da Páscoa para descansar um bocadinho e voltar fresquinha para o terceiro período. Just kidding. Como se já não bastasse, as minhas férias resumem-se a este fim-de semana. Segunda-feira, toca a pegar no livrinho que comprei da Porto Editora de preparação para o exame de Biologia. Tenho que adiantar bastante o estudo, tenho mesmo. Se até agora foi assim, daqui em diante é que vai ser. Tudo até Junho, se não tiver um esgotamento nervoso antes (isto se não for à 2ª fase, o que é pouco provável). Se não, tenho-o depois. Por agora, vou continuar a deitar-me em 4 alturas do dia diferentes para dormir duas horas de cada vez e ter pesadelos em cada uma delas (como aconteceu hoje). O secundário é mesmo uma merda.

2 comentários:

  1. Passei exatamente pelo mesmo que tu, estas férias vão ser para estudar Bio e FQ, viva!
    Olha para Medicina não podemos fazer segunda fase pois não?
    P.S. Se calhar é melhor dormires tudo seguido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podes sim, mas com o exame da 2ª fase só podes entrar na 2ª fase de candidaturas (o que é muito mais complicado, porque apesar de as médias serem mais baixas, há muito menos vagas). Mas normalmente as pessoas vão à 2ª fase porque "não perdem nada" e, mesmo não querendo usar o exame para candidatura à universidade, até pode ser que consigam subir a classificação interna. Esta história é toda um bocadinho complicada, normalmente os diretores de turma costumam tirar uma aula para esclarecimento de dúvidas desse tipo. O teu/a tua não fez isso?

      Excluir

Seguidores

About me