quinta-feira, 18 de junho de 2015

séries ou filmes?

A eterna questão. Por muito que gostemos de ambos, somos sempre um bocadinho mais de um do que de outro. Eu sou inegavelmente team séries, pelas mais variadas razões. 

- São mais rápidas. Quando tenho que estudar mas já estou farta de ver livros à frente, gosto sempre de ver um alguma coisa para desanuviar. E não digo "vou ali ver um filme", digo "vou ali ver uma série". Porque é literalmente ir ali e voltar. Sendo que a maior parte das séries tem cerca de 40 minutos, o que é isso numa tarde de trabalho intenso? Por outro lado, já estamos familiarizados com as personagens e sabemos em que ponto da história ficamos, logo é mais prático porque não exige tanta concentração.


- São menos monótonas. Claro que há filmes de ação, aventura, etc. em que não há partes mortas, mas há quase sempre uma introdução chata ao tema, às personagens, que nas séries se dá nos primeiros 2/3 episódios ao de leve, sendo que conhecemos melhor cada personagem e o propósito da série em si à medida que o tempo passa.


- Exploram melhor as personagens. Como disse, conhecemos as personagens nas séries como conhecemos as pessoas na vida real. Ao longo do tempo, vão-nos sendo desvendadas características das suas personalidades que nunca conheceríamos no primeiro dia. Num filme tem que ser tudo feito muito rapidamente: têm 1h30/2h/2h30 de filme e nesse tempo têm que contar uma história, fazer as pessoas gostarem das personagens (dependendo do objetivo do filme), passar uma mensagem, etc. A menos que a primeira hora seja uma seca para nos podermos contextualizar, acontece tudo ao mesmo tempo e não se cria uma ligação emocional com as personagens como se cria ao ver séries onde lidamos com a mesma personagem, todas as semanas, durante muitos anos. 



- São viciantes e deixam-nos ansiosos. "Vou ver só 6 episódios hoje... espera, JÁ NÃO HÁ MAIS? QUANDO É QUE SAI O PRÓXIMO? A PRÓXIMA TEMPORADA É SÓ EM JANEIRO DE 2016????? O QUE É QUE EU VOU FAZER À MINHA VIDA ATÉ LÁ??? NÃÃÃÃO!" As séries são um relacionamento de anos, os filmes são one night stands.



- Desenvolvem melhor a história. Há espaço e tempo para tudo. Não tem que se cortar uma cena que até era gira para o episódio não ficar muito longo: põe-se noutro (claro, respeitando a ordem cronológica). É mais ou menos isto:

"Gostas do casal Rose e Jack, do Titanic?" Adoro e adoro a história deles, principalmente aquela cena quando eles vão a um jantar com a classe social dela e depois a uma festa com a classe social dele.

"Gostas do casal Damon e Elena, de The Vampire Diaries?" Oh meu Deeeeeeeus, eles são o melhor casal de sempre!!! Lembras-te de quando eles se conheceram? E quando o Damon a salvou do Klaus, daquela vez? E quando eles foram a uma reunião de pais do Jeremy? E quando eles acabaram pela 14ª vez mas depois voltaram?  E quando ele a convidou para dançar em frente à fogueira? E quando ele estava quase a morrer e ela o beijou? E quando eles se conheceram, de verdade? E quando eles foram àquele baile dos anos 80? E quando ele a 'raptou'? E quando ela acordou e ela estava deitado na cama dela? E quando ele se declarou mas depois fez com que ela esquecesse tudo? E quando o Stefan a deixou pendurada no baile e o Damon a salvou da vergonha?


Percebem o que quero dizer? E vocês o que acham? Séries ou filmes?
Este é um texto generalista. Obviamente que os filmes têm outras qualidades que as séries não têm, como o facto de serem, no geral, mais marcantes, terem melhores efeitos, melhor qualidade e cuidado na realização, melhores elencos, entre outros. No entanto, continuo a preferir seguir uma boa série, aos bocadinhos, durante um longo período de tempo do que ver um bom filme que dure 2h, com o qual nunca vou contactar de novo (com exceção das sagas).

5 comentários:

  1. Sou team séries. Gosto de conhecer as personagens, torcer por elas, viver os seus problemas.
    Embora certos filmes tenham sempre um espaço no meu coração.

    P.S Que achaste do exame?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente como eu! :)
      Achei mesmo acessível, comparativamente com anos anteriores e tendo em conta a matéria que saiu. Pelo menos, falo por mim, achei que a matéria que abordou poderia ter sido bem mais difícil, visto que não saíram espetros, satélites, a parte chata do universo e da atmosfera, campo magnético/elétrico, ótica, etc. Ainda por cima, do que saiu, o que me sentia menos à vontade era a parte dos trabalhos e forças e a pergunta era de caras... O que precisávamos para resolver estava 'chapado' no enunciado! A única que fiquei exaltada quando soube a resposta foi a do ião cloro! Está-me atravessada xD (não li bem o que dizia e quando vi ião cloro pus automaticamente Cl-, enfim). De resto, claro que há sempre aqueles errozitos que me vão descontar quase de certeza, mas no geral correu bem, estou a contar com uma nota por volta 18/19. E tu? :)

      Excluir
    2. Também me correu bem. Primeiro também pus Cl- mas depois li e vi que era ionização, essa foi mesmo para lixar.
      Achei fácil, só não queria que tivesse campos magnéticos e oxidação redução (mas a que saiu era fácil, por isso nã reclamo ehehe)
      O que perde vai mesmo ser na escrita (vai depender muito do corretor, sei lá tenho medo que compliquem muito) e no calculo da força dissipativa. Essa atrofiou-me toda porque a variação de energia mecânica era positiva, e as forças dissipativas costuma ser cos 180, logo dava-me -13N e não 13. Não percebi mesmo o cos 0....
      Agora venha Bio

      Excluir
    3. Eu voltei a ler mas não cheguei essa parte, porque quando fui rever o exame faltavam 30 seg e vi que me faltava a pergunta do microfone! Eu não a tinha visto sequer. Tive uma descarga de adrenalina e comecei a tremer por todos os lados, fiquei com taaanto medo de não ter tempo! Enfim, mas tive os tópicos todos :D
      É cos 0 porque as forças não conservativas eram a força de atrito e a força F que ele usava para subir. Como ele estava a subir, significa que a força F é maior que a força de atrito e, portanto, a força resultante é no sentido da força F (que é o sentido do deslocamento), logo o ângulo é 0º :)
      Sinto-me muito pior preparada para Bio, sinceramente! Espero pelo menos arrumar o exame FQ este ano pq duvido muito que consiga arrumar o de Biologia. Vamos ver :) Boa sorte*

      Excluir
    4. Também pensei isso ( que era o atrito que o empurrava) marquei aquela pergunta para ver mais tarde mas não tive tempo oor isso ficou assim.
      Somos duas! Primeiro porque é muito uma questão de sorte. E depois porque investi muito mais em FQ
      Mas é como dizes. Ao menos um está feito

      Excluir

Seguidores

About me